Dica sobre amortecedores de skateO amortecedor é um item extremamente importante para o skate, ele é responsável por permitir a customização do skate baseado no peso e modalidade praticada pelo skatista.

Os amortecedores que vem junto com os trucks não são necessariamente os melhores, em alguns casos os trucks são vendidos sem eles. Isso acontece porque são fabricados para atender a todos de forma genérica. Portanto a recomendação é que sejam trocados por amortecedores de melhor qualidade.

Entre os skatistas é comum combinações de durezas. Normalmente se coloca na parte de dentro do truck um amortecedor duro e na parte de fora macio. Em outros casos os amortecedores do truck traseiro são mais duros que os dianteiros, isso é comum na modalidade Slalom, visando maior estabilidade.

Abaixo um sistema simples que baseado no seu peso em Kg, sugere a dureza dos amortecedores que você pode usar nas modalidades mais comuns. Como se trata de uma sugestão, nada impede de você utilizar amortecedores mais duros ou macios, isso depende muito do gosto de cada um.

Eu por exemplo, tenho 65Kg e a recomendação é usar 83a (fora) 85a (dentro) no freeride, porém utilizo na dianteira 73a(fora) e 79(dentro), na traseira 85a (fora) e 90a (dentro).

  • Lado de fora
    Lado de dentro
    Kg
  • Carving
    Freeride
  • Drift
    Downhill
  • Tipos de amortecedores

  • Cone

    Estabilidade: Baixa
    Curvas e torção: Alta
    Indicado para: Carve e Freeride
    Fazer curvas com esse tipo de amortecedor fica muito fácil, porem a estabilidade não é boa.

  • Barril

    Estabilidade: Médio
    Curvas e torção: Médio
    Indicado para: Qualquer modalidade
    Amortecedor do tipo barril é considero bom para qualquer modalidade, Downhill, Freeride, Carve, Cruising, Slalom, etc. Oferece ótima agilidade para curvas com boa estabilidade. Em alta velocidade ele passa muita confiança.

  • Eliminator
    Stepped
    Stimulators

    Estabilidade: Alta
    Curvas e torção: Baixa
    Indicado para: Downhill speeed
    Esse tipo de amortecedor é recomendado para Downhill Speed e deve ser usado em trucks de precisão. A quantidade de uretano extra contido nele o torna extremamente estável com um ótimo rebote porém sem agilidade em curvas. Cada marca da um nome diferente para esse tipo de amortecedor, o mais utilizado pelos skatista é o Eliminator criado pela Venom.

A diferença entre as durezas do amortecedor é bem simples:
Quanto mais duro - Mais rebote, mais resistencia, mais estabilidade e menos agilidade
Quanto mais macio - Menos rebote, menos resistencia, menos estabilidade e maior agilidade.

Rebote ou rebound é a facilidade do truck voltar a posição central. Quanto mais duro ou mais uretano o amortecedor tiver, mais rebote ele terá.

Arruelas
É extremamente importante usar as arruelas no amortecedores, podendo ser com ou sem bordas. Elas servem como base para o amortecedor não deformar e nem deslocar sua posição. A imagem ao lado mostra o que acontece quando não se usa arruelas.

Site das principais marcas:

Khiro: http://www.khiroskateboardproducts.com/

Venom: http://venombushings.com/

Abec11: http://www.abec11.com/products/reflex-bushings

Landyachtz Bear: http://www.landyachtz.com/

RipTide: http://www.riptidesports.com/riptide-bushings

Fonte: Boris Miladinovic e Motion Board Shop